5 dicas para produtividade no Home Office

Dê o máximo de si neste formato de trabalho que não para de crescer.

Home Office é um sonho para a maioria das pessoas, e com a pandemia, muitos profissionais foram realocados para esta condição de trabalho.

Muitas pessoas é claro descobriram que, apesar dos confortos trazidos por trabalhar em casa, manter a produtividade pode ser um desafio muito maior do que poderiam imaginar.

Separamos algumas dicas para manter os níveis de produtividades altos darmos o nosso melhor durante estes tempos de mudanças.

01- Planeje suas tarefas diárias

É importante definir as atividades que precisam ser executadas no dia, e também rankea-las de acordo importância,  complexidade e com as que irão tomar mais tempo.

Este planejamento pode ser feito no final do dia anterior, ou logo mesmo no início do horário de trabalho, e é muito importante pois isso lhe ajudará a manter o foco no que precisa ser feito e o que precisará ser feito primeiro.

A organização das tarefas também te ajudará muito para que você não tente ser muito multitarefas. Por mais que seja uma habilidade importante no dia a dia, só deve ser colocada em prática quando necessário, pois geralmente quando tentamos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, acabamos não fazendo nada.

Este planejamento pode ser feito de diversas maneiras, e uma ótima ferramenta para o planejamento é o Trello. Para quem não conhece, o Trello é uma plataforma de gerenciamento de projetos muito simples e intuitiva que te permite criar diversos cartões, checklists e ainda te permite trabalhar em grupo, e criar o planejamento de todo o seu time.

02- Organize um espaço reservado para trabalhar

É importante criar um ambiente calmo, silencioso e sem distrações para um Home Office mais produtivo. O ideal é separar um cômodo separado para o seu escritóTrio, ou algum cantinho mais isolado onde não você não tenha muitas distrações ou interrupções, especialmente se outras pessoas também vivem ou frequentam sua casa.

O importante é criar uma ambiente onde você possa se concentrar sozinho(a).

Caso não viva só, é importante conversar com todos que convivem com você e determinar algumas regras para a convivência no seu horário de trabalho.

03- Lembre-se de que você está trabalhando

É muito tentador, quando falamos em Home Office, imaginarmos trabalhar no conforto de nossas casas, com um pijama, um horário mais flexível, possibilidade de fazer outras atividades durante o dia, etc.

Se isso é o que você pensa, é bom começar a mudar de ideia.

É claro que trabalhar no ambiente de casa pode ser uma experiência muito boa, mais confortável e muito menos estressante, porém se não tomarmos cuidado, as coisas podem acabar saindo de controle e prejudicar muito nossa produtividade.

Por isso é importante separar ao máximo a vida de casa durante o horário de trabalho.

O primeiro passo importante é o descrito no item anterior, um ambiente específico para o trabalho. Além disso, é importante manter um nível de profissionalismo e organização.

E nada de trabalhar de pijamas! Uma roupa mais confortável porém apresentável é indicada. Isso ajuda a te lembrar que está em um momento que pede foco, e é uma grande vantagem para lidar com as reuniões ou ligações por vídeo tão recorrentes no Home Office, e muitas vezes até mesmo inesperadas.

04- Fuja das distrações

Lembra o que dissemos sobre a importância do planejamento de suas tarefas diárias? Aqui elas também são importantes, porém neste caso são as tarefas de casa.

Cozinhar, limpar ou qualquer outra tarefa que exija tempo e te desconecte momentaneamente do seu trabalho devem ser cortadas o máximo possível. Muitas são tarefas que podem ser feitas fora do horário de trabalho.

Mas muitas vezes as maiores distrações estão relacionadas aos smartphones. Por isso, a não ser para atividades relacionadas ao seu trabalho, tente se manter o mais longe possível do celular, das redes sociais ou qualquer outra coisa que desvirtue sua atenção,

Muitos trabalhos até permitem escutar música sem que a produtividade seja perdida. Por vezes é exatamente o inverso, a música pode se mostrar uma grande aliada para tornar o trabalho mais leve e fluido, mas é bom não fugirmos muito disso. Podcasts, vídeos ou televisão ligada, ainda que fiquem apenas como sons de fundo podem ser um empecilho para o seu foco.

05- Guarde alguns momentos para relaxar

Falamos sobre os cuidados com as distrações durante o trabalho, mas isso não significa que não possamos ter alguns momentos para nos distrairmos e esvaziarmos a mente.

Na verdade, todos precisamos de um descanso de vez em quando, mas é importante definir os horários para que não possamos nos perder.

Primeiramente precisamos definir um horário de almoço que deve ser respeitado, da mesma forma como o respeitarmos no ambiente do escritório. Neste momento, é importante pararmos o trabalho e focarmos na nossa alimentação sem pressão ou preocupações.

Este é um ótimo momento para sairmos para tomar um sol, assistirmos um episódio daquela série que não terminamos ou apenas descansarmos por alguns minutos.

Isso ajudará para que nos libertemos um pouco das pressões do trabalho e tenhamos mais clareza e leveza no momento de voltar às obrigações.

Esperamos que estas dicas te ajudem a recuperar a sua produtividade e a criara um ótimo ambiente de trabalho em casa.

O momento em que vivemos exige adaptabilidade, e esta é apenas uma das muitas mudanças as quais estamos sujeitos.

Na Mendes Talent já estamos seguindo o Home Office com todo o nosso time de Recrutamento e Seleção, e ampliamos ainda mais nossos processos digitais, que sempre foram a base do nosso negócio.

A adoção do Home office é algo que cresce mais a cada dia, já contando com grande parte das vagas com as quais atuamos, e são extremamente facilitadas pelo recrutamento e admissão digital.

Se sua empresa está a procura por talentos neste momento, o Home Office é algo importante a ser considerado, mas em qualquer modalidade de contratação, nós podemos te ajudar.

Confira os serviços que prestamos, e entre em contato com nosso time de relacionamento para que possamos encontrar a solução ideal para o seu negócio.

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