Novidades na contratação de Temporários e Outsouncing!

O crescimento nas modalidades de contratação e como podemos te ajudar.

Em um cenário ainda cheio de incertezas devido à pandemia, novas estratégias precisaram ser tomadas e formar alternativas de contratação, e a contratação de temporários e outsourcing se tornaram ótimas formas de contornar algumas das dificuldades encontradas neste período.

Entenda um pouco mais sobre cada tipo de contratação, o que mudou com a pandemia e saiba qual se adequa mais às necessidades da sua empresa neste momento.

 

Contratação de Temporários

O modelo de trabalho temporário, instituído pela Lei 6.019/1974 e posteriormente alterado pela Lei 13.429/2017 é a contratação de um funcionário (Pessoa Física) para a atuação por um período determinado de tempo, ideal para a substituição temporária de um funcionário permanente ou para atender a uma demanda complementar em determinado período.

Com a alteração da lei em 2017, o contrato temporário passou a ser possível para o exercício da atividade fim (principal) da empresa contratante. Isso significa que, além das contratações comumente atreladas ao modelo temporário, como serviços de limpeza, segurança, entre outras, hoje é possível contratar mesmo para cargos específicos ao produto ou serviço principal oferecido.

A contratação temporária precisa ser feita por meio de uma consultoria especializada, como a Mendes Talent, que fará a administração de documentos, pagamento e efetivamente da contratação deste funcionário que irá prestar o serviço em sua empresa.

O tempo máximo de contratação para este modelo de contrato é de 180 dias, consecutivos ou não, com a possibilidade de prorrogação de mais 90 dias. Após este período a empresa contratante poderá optar em dispensar o funcionário, contratá-lo como terceirizado ou efetivá-lo, pois passado o prazo de 270 de contratação permitido por lei, existe uma carência de 6 meses para poder contratar este mesmo funcionário como temporário novamente.

 

Outsourcing (Terceirização)

Outsourcing, ou Terceirização é um modelo de contratação que foi oficialmente difundido após a Lei 13.429/2017, chamada de Lei da Terceirização, pois à partir deste momento foi feita a inclusão dos serviços terceirizados, sendo que antes apenas  era contemplado o modelo temporário.

Assim como no modelo temporário, é necessária a contratação por meio de uma empresa especializada como a Mendes Talent, porém com este tipo de contratação não existe um tempo limite para o contrato.

Ao contrário do que muitos pensam, o terceirizado não é um trabalhador informal. Ele é contratado pela empresa responsável pela terceirização e possui carteira assinada e todos os direitos trabalhistas.

Este modelo de contratação é ideal para empresas que procuram um profissional especializado em alguma área que seja necessária no momento, ou para um projeto específico, porém que não tenha necessidade ou demanda para efetivá-lo por tempo indeterminado.

Esta é uma solução extremamente prática para áreas que requerem um alto nível de especialização como cargos de tecnologia, quando a empresa contratante necessita deste funcionário em algum projeto ou para um serviço pontual.

 

Os modelos de contrato durante a Pandemia

O setor de contratação temporária foi um dos menos impactados com a pandemia, tendo inclusive um aumento de 48% em contratações em relação ao ano passado, de acordo com dados da Associação Brasileira de Trabalho Temporário (ASSERTTEM).

Ainda de acordo com a ASSERTTEM, o levantamento estima que mais de 1 milhão de vagas temporárias tenham sido preenchidas no primeiro semestre de 2020, e é esperado que até o final do ano 1,9 milhões de vagas sejam preenchidas em modelo temporário.

“Acreditamos que haverá uma queda nas contratações temporárias realizadas pelo comércio, por ter menos pessoas visitando as lojas e pelo uso do comércio eletrônico. Mas, essa diminuição será superada pelas contratações das indústrias, que estão repondo seus quadros de funcionários para conseguir suprir a demanda do mercado”, explica Marcos de Abreu, diretor da ASSERTTEM.

Com a terceirização, vimos uma queda maior entre o início e o auge da pandemia, porém conforme o cenário parece entrar em um momento de estabilização, o outsourcing se torna uma poderosa opção para auxiliar as empresas no retorno às atividades.

É preciso considerar que o nível de entregas e as demandas serão cada vez maiores conforme o mercado tenta se estabilizar, necessitando de diversos processos que exigirão profissionais ainda mais preparados para períodos determinados.

Os serviços de tecnologia serão ainda mais procurados pelas empresas, pois a necessidade de aderir à transformação digital e processos mais automatizados para as adaptações impostas pelas limitações da quarentena, a terceirização permite contratar os melhores talentos para diferentes setores da sua empresa.

 

Contratação de Temporários e Outsourcing com ainda mais qualidade

Considerando as necessidades das empresas e o grande número de profissionais talentosos dispensados em meio à instabilidade do mercado e economia, procuramos formas para ajudar e conectar empresas e candidatos neste momento.

Por isso, anunciamos a nossa parceria para contratação de Temporários e Terceirizados com a HProjekt.

A HProjekt é uma consultoria de recrutamento e seleção especializada em posições estratégicas de alta complexidade. Com processos ágeis e digitais, a HProjekt possui grande ênfase na transformação digital do RH.

Com o uso da tecnologia e inteligência artificial para auxiliar no recrutamento e seleção, admissão digital e avaliação comportamental, a Hprojekt promete um processo muito mais objetivo e assertivo.

Já temos um processo de integração digital entre nossas empresas e candidatos, e com foco, valores e processos focados na qualidade e transformação tecnológica, resolvemos juntar forças para trazer uma experiência ainda mais simplificada.

Integrando nossos processos de recrutamento e seleção e administração de profissionais Temporários e Terceirizados, possuímos diversas oportunidades para ajudar a sua empresa a encontrar os melhores talentos do mercado, e retornar ao auge da produtividade de seu time.

Saiba mais sobre a HProjekt entrando no site e acompanhando a página do Linkedin e Instagram para não perder nenhum conteúdo.

Para maiores informações sobre a contratação de Temporários e Outsourcing, entre em contato com nosso time e conheça todas os benefícios destes modelos de contratação e monte conosco uma proposta personalizada para as suas necessidades.

POSTS RELACIONADOS

Posts relacionados

Agende um Horário

[bookly-form]