RH em 2020

Não possuem direito à estabilidade.

2020 chegou e com ele podemos esperar muitas mudanças no mercado de RH.

Após um 2019 cheio de altos e baixos e marcado pelas incertezas em relação à economia, o índice de desemprego que chegou à 11,8% no mês de Setembro (apesar da alta de vagas em setores em que faltam profissionais capacitados) e aumento da informalidade, vimos também o crescimento de diversas áreas em todos os mercados, em especial quando relacionadas à tecnologia.

No RH a tecnologia nunca foi tão presente como em 2019, e com o aumento no mercado das StartUps, o nascimento de diversas facilidades, novos modos de atuação, 2020 promete seguir o mesmo caminho.

Além do mais, o setor de Recursos Humanos está em constante desenvolvimento, acompanhando o as mudanças do mercado, das leis, das práticas de liderança e em como lidar com diferentes pessoas em momentos cada vez mais polarizados e com maior abrangência de ideias e ideais.

Vamos ver neste post algumas das principais tendências que a sua empresa precisa ficar de olho para este ano.

O RH cada vez mais Tech

Com os avanços da transformação digital em praticamente todas as áreas de trabalho, não é de se espantar que diversas novidades e tecnologias sejam anunciadas a cada dia.

E para o RH não é diferente.

O setor de Recursos Humanos possui agora a tarefa de, não apenas encarar as novas tecnologias, mas de ser uma ponte para as empresas adotarem uma visão mais ampla do que as aguarda no futuro, e se anteciparem para que estejam sempre à frente.

Já não é novidade que muitas das posições de trabalho que conhecemos desaparecerão, dando lugar para novas profissões ou mudando drasticamente a forma em que atuam.

Isso se deve em grande parte pela Transformação Digital que está moldando o mundo como o conhecemos, trazendo diversas facilidades e encontrando novas soluções completamente digitais para diversas tarefas.

Migração para o Digital

Ouvimos cada vez mais falar sobre as novidades e facilidades trazidas pelas inovações digitais, porém ainda são relativamente poucas as empresas que se comprometem em realmente fazer esta migração rumo ao futuro.

Desde plataformas de recrutamento e seleção online, admissão digital, controle de ponto,  folha de pagamento são apenas algumas das soluções digitais que facilitam e diminuem muito tempo e gastos no setor, diminuindo a burocracia, evitando erros e trazendo muito mais praticidade na organização da empresa.

Segundo uma pesquisa da Delloite, 72% das empresas julgam imprescindível a transformação digital nas organizações, porém o número de organizações que se comprometem a cumprir esta meta permanece baixo em comparação.

É compreensível que em muitos casos as empresas tenham certo receio em mudar sua forma de operação, visto que seria mais um custo para adquirir e implantar o software, assim como treinamento do pessoal.

Mas não é preciso analisar muito a fundo para notar que todo o esforço inicial valerá muito a pena a longo prazo.

Recrutamento Assertivo

É certo que em algum momento todas as empresas passam por alguma dificuldade relacionada ao Recrutamento e Seleção de seus profissionais.

De acordo com um estudo da RobertHalf, a contratação de profissionais errados para o posto ou para a organização pode representar até 10% do turnover nas empresas.

Além disso, vemos muitos casos de processos seletivos que levam muito mais tempo do que o esperado para serem finalizados, e as causas vão de falta de conhecimento específico da equipe de recrutamento para a vaga em questão, mau gerenciamento na seleção e procura de candidatos ou mesmo divergências entre a vaga anunciada e as expectativas da empresa.

No nosso post anterior, comentamos mais sobre as causas que podem levar a um processo seletivo falho, e damos algumas dicas de como contornar esta situação e contratar os melhores profissionais de forma muito mais prática e sem atrasos.

6 dicas para um processo de Recrutamento e Seleção de sucesso

People Analytics

O People Analytics é um conceito relativamente novo, que começou a chamar muito a atenção do setor em 2013 com a propagação dos métodos utilizados pelo Google.

O People analytics consiste em uma série de práticas e estudos feitos pelas empresas para o levantamento de dados detalhados sobre seus funcionários, suas personalidades, produtividade, satisfação com o local de trabalho, limitações e aspirações.

É um processo extremamente útil que foca completamente nas pessoas, e é de vital importância para a tomada de decisões para a empresa, pois a auxilia a ter uma visão minuciosa sobre o corpo de funcionários individualmente e como um todo.

Com estes dados, o RH de cada empresa pode manter um relacionamento muito mais próximo com seus funcionários, e verificar de forma muito mais precisa as necessidades e possibilidades para cada setor da empresa, ou para cada profissional individualmente.

Liderança exemplar

Cada empresa, cada setor e cada profissional exerce uma forma distinta de liderança e gestão de pessoas, e é dever do time de RH garantir que estas formas de liderança sigam os valores e expectativas da empresa.

Para isso, é de grande utilidade os conceitos como o People Analytics e os testes de clima organizacional são de grande ajuda, pois estes dados darão uma visão ampla de como cada equipe da empresa está caminhando, e o que deve ser melhorado em cada uma.

Além das ações que podem ser feitas internamente para o desenvolvimento e aumento de produtividade e satisfação, existem plataformas digitais que pode ajudar os setores de RH em conjunto com os líderes de cada equipe da empresa, a entenderem melhor a dinâmica da empresa, e assim criar metas e estratégias muito mais eficientes.

Fortalecimento da Cultura Organizacional

Também falamos bastante sobre a Cultura Organizacional, e esta é uma ideia que continua a crescer muito, não mais apenas nas grandes empresas, mas em corporações de todos os níveis e setores.

Como no exemplo do tópico anterior, também é muito importante que a empresa e todos os que fazem parte dela estejam em plena sintonia de metas, valores e ideais.

Seja em uma empresa nova ou mais antiga, a Cultura organizacional precisa ser inserida em todas as estratégias e operações da organização, e não apenas aplicadas, mas respeitadas pelos profissionais de todos os níveis, em especial pelos os que ocupam cargos de liderança.

Uma cultura organizacional bem estruturada ajudará a empresa em diversos pontos, como o clima organizacional, traçar o perfil desejado dos novos funcionários e garantir que todos os setores da empresa caminhem lado a lado, todos seguindo os mesmos objetivos com o propósito final esperado pela organização.

Para onde você acha que o setor de Recursos Humanos caminhará em 2020?

Conte para nós!

Não se esqueça de compartilhar para os seus colegas e nos seguir nas redes sociais.

Nos conte sobre o que você gostaria de ler nos próximos textos, e caso tenha ficado com alguma dúvida, nós estamos ansiosos para te ajudar. Basta entrar em contato com o nosso time.

POSTS RELACIONADOS

Posts relacionados

Agende um Horário

[bookly-form]