Sua empresa utiliza testes para Recrutamento e Seleção?

Conheça alguns dos testes mais utilizados que te ajudarão a encontrar o profissional ideal para a sua vaga!
5/10/2020

Encontrar um bom profissional pode ser uma tarefa árdua, pois em muitos setores do mercado, apesar da grande quantidade de profissionais procurando por uma oportunidade, existe uma grande escassez quando são necessários alguns conhecimentos mais técnicos e específicos.


Por isso é essencial ter um processo de Recrutamento e Seleção muito bem estruturado, com suas fases determinadas e um perfil de personalidade e conhecimentos necessários para o profissional que a vaga exige.


Existem diversas formas de garantir que o recrutamento e seleção de profissionais seja simplificado e tenha uma chance maior de sucesso em cada uma de suas etapas, e uma destas formas é aplicação de um ou mais testes, que dependerão das especificidades da vaga.


Neste conteúdo, apresentaremos alguns dos testes mais utilizados e que garantem grande eficácia por novos talentos para a sua empresa.


1. Teste de escrita

Este teste é um dos mais simples, porém um dos mais importantes.

Isso porque a escrita está presente em quase todos os aspectos de uma empresa, em relatórios, e-mails, solicitações, formulários entre outros documentos importantes para o funcionamento da empresa e compreensão de todos que tiverem contato.


Para isso, é imperativo que pessoa que escreverá estes documentos possua  perfeita ortografia e seja capaz de uma escrita estruturada, objetiva e que faça sentido


Como aplicar:

Uma maneira simples e eficaz para a aplicação deste teste é pedir para que o candidato desenvolva uma pequena redação sobre algum tema referente à vaga, algum conhecimento técnico ou mesmo propor uma redação com tema livre, o que também te ajudará a saber um pouco mais sobre os gostos e personalidade do candidato.

2. Teste de matemática 

A aplicação de um teste de matemática pode variar de acordo com o tipo de profissional que está procurando, e quais os conhecimentos e atividades necessárias para a vaga.


Como aplicar:

Ao contrário do teste de escrita, o teste de matemática fará mais sentido se aplicado especificamente em vagas que farão uso destas operações.


O mais indicado é a aplicação de um teste com algumas questões diretamente ligadas às atividades que o profissional executará se contratado, pois vale mais saber o conhecimento específico no que diz respeito ao que a vaga pede, do que um simples teste de matemática básico e generalizado.


3. Teste de QI

O teste de quociente de inteligência (QI) já é um teste muito utilizado nos processos de Recrutamento e Seleção.


Com ele é possível mensurar e ter uma boa noção do nível em que o candidato sabe lidar em momento mais desafiadores ou projetos complexos que exigem o uso do raciocínio e lógica, e necessitam de atenção especial.


Por isso, é um ótimo teste para aplicar em vagas que exigem um alto nível de atenção e resolução de problemas, geralmente voltado então para cargos que façam uso de cálculos, códigos e análises.


Como aplicar?

Existem diversos modelos deste tipo de teste que podem ser facilmente encontrados pela internet, mas ainda que utilize um como base, uma forma ainda melhor de recolher bons resultados é moldar o teste de acordo com as necessidades da vaga, com pequenos desafios que simulam o que o candidato passaria no dia a dia caso seja aprovado.

4. Teste de idioma específico

O teste de idioma específico é essencial para vagas em que o profissional precise compreender termos, conteúdos, se comunicar ou utilizar plataformas em outras línguas.


Como aplicar?

Em relação a este teste, não existe muito segredo. As línguas que deverão ser testadas, assim como o nível dependerá do que as pessoas neste cargo precisarão aplicar em seu dia a dia.


Assim como nas outras, a melhor prática é fazer uma prova com base no que é vivido dentro das necessidades desta área, podendo criar perguntas relacionadas ao cargo, interpretação ou tradução de um texto ou até mesmo uma pequena redação.


5. Teste de conhecimentos técnicos

O teste de conhecimentos técnicos é uma ferramenta essencial para a maioria dos processos de Recrutamento e Seleção, pois cada vaga requer conhecimentos e experiências específicas.


Isso também significa que estes testes deverão ser estruturados de acordo com cada cargo, e abordando todos os pontos essenciais em conhecimentos da atuação, de softwares ou ferramentas utilizadas, etc.


Como aplicar?

Quanto mais específica, e quanto mais conhecimentos são necessários para uma vaga, mais complexo este teste pode ser, pois não se deve deixar nenhum ponto em aberto em relação às capacidades técnicas de um novo funcionário.


Para a criação do teste e análise dos resultados, é de extrema importância a participação ativa do responsável pelo setor que está contratando, ou da pessoa será o superior imediato do novo funcionário, pois apenas uma pessoa com amplo conhecimento técnico no assunto, seja qual for, poderá julgar com maior assertividade se um candidato é ou não capaz de executar as tarefas que lhe serão atribuídas.


6. Teste DISC

O teste DISC, desenvolvido pelo trabalho de Willian Moulton Masterson, é uma ferramenta poderosa para identificar o perfil dos candidatos.


Influenciador, dominante, estável e cauteloso. Estes são os perfis que o teste deverá apontar, ranqueando entre o perfil que mais ao que menos corresponde, baseado nas respostas dadas pelo entrevistado.


As bases analisadas pelo teste, que compõem sua sigla são: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Cautela (c).


Como aplicar?

O teste pode ser facilmente encontrado na internet, sendo alguns dos melhores modelos prontos existentes, e montados por especialistas na aplicação do teste, são pagos, mas com certeza valem a pena para a sua aplicação nas vagas certas, e lhe darão uma certeza ainda maior na contratação de um talento.


Este é um teste extremamente útil, e muito solicitado nos processos de Recrutamento e Seleção, mas também pode ser um pouco complexo em sua análise, especialmente com uma grande demanda de candidatos, por isso uma ótima alternativa seria buscar plataformas que ofereçam este teste, ou modelos prontos e automatizados para a análise dos resultados de forma simplificada.


7. Teste de Fit Cultural

O Fit Cultural é a forma como as pessoas e empresas se adaptam e se complementam. 


Cada empresa possui seu próprio ambiente, valores e expectativas, e é muito importante, tanto para a empresa como para os profissionais, que ambos estejam em sincronia para garantir um bom clima organizacional e um menor índice de turnover.


Como aplicar?

Existem diversos modelos de testes de Fit Cultural pela internet, e cada um possui seus pontos fortes e formas de reter e analisar as informações coletadas que podem se encaixar melhor nas necessidades da sua empresa.


Seja qual for o modelo utilizado, o importante é remodelar o teste de acordo com as informações que você julga necessário para encontrar o profissional ideal para trabalhar em sua empresa, analisando não apenas suas capacidades técnicas, mas também o seu perfil, personalizado e mesmo gostos pessoais que podem dizer muito sobre como esta pessoa se encaixaria no ambiente organizacional.

8. Teste de Apresentação

Profissionais de Recrutamento e Seleção devem saber bem que apenas a imagem de uma pessoa durante a entrevista nem sempre irá condizer com a forma que ela irá agir quando contratada, e de qual forma enfrentará os desafios e manterá o controle em situações de grande pressão.


É necessário encontrar uma forma de analisar e garantir a boa performance do candidato em relação da forma em que irá se comunicar,  se possui capacidade para fazer uma boa apresentação e transmitir sua mensagem com clareza, e seu poder de argumentação e persuasão.

Como aplicar?

A melhor forma de aplicar este teste é justamente propor para os candidatos a execução de uma pequena apresentação relacionada ao trabalho que ele executará.


Seja solicitar para que ele monte uma apresentação previamente , ou fornecer para ele um problema e dar um tempo para a resolução e explicação, o objetivo é analisar o quão bem a pessoa se sairá explicando e defendendo sua opinião sobre determinado tema.


Uma dica que pode ser de grande valor neste caso é efetuar estas apresentações em conjunto com os outros candidatos, ou mesmo propor uma dinâmica em grupo, que não apenas mostrará a aptidão de cada um quando trabalharem em grupo, mas também mostrará de imediato as pessoas que possuem um perfil mais rápido, prático e de liderança.


O uso de testes é uma ótima prática para obter melhores resultados no Recrutamento e Seleção de qualquer empresa e garantir uma escolha certeira dos melhores talentos.


Aqui na Mendes Talent nós fazemos amplo uso destes e outros testes ainda mais específicos, desenhados e pensados para comprir com as necessidades de cada vaga com a qual trabalhamos, garantindo sempre os melhores talentos para nossos clientes.


E você, já utiliza algum destes testes nos seus processos de Recrutamento e Seleção?

Talvez seja hora de considerar uma consultoria especializada para encontrar os melhores profissionais do mercado.


Entre em contato com nosso time, e nos conte um pouco dos desafios que sua empresa na procura e administração de talentos, e juntos encontraremos uma solução que faça sentido para o seus processos.


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