Transformação Digital do RH

E por que a sua empresa não pode continuar sem aderi-la.

No trabalho, na rua ou em casa, cercamos as nossas vidas com serviços e tecnologias que não imaginávamos possíveis, ou necessárias. Entretanto elas estão entre nós, e já não conseguimos imaginar uma vida de outra forma.

Tenho certeza de que neste momento no seu smartphone, possivelmente dezenas de aplicativos oferecem alternativas que facilitam muito diversas atividades no seu dia a dia, atividades que tomariam muito mais tempo e trabalho caso precisassem ser efetuadas por meios puramente analógicos.

O que é a Transformação Digital?

Desde o banco digital que nos livra da obrigação de ir a uma agência na maioria das transações ou problemas que tenhamos que resolver, ou o aplicativo de delivery que nos permite pedir um prato específico de qualquer restaurante ou mesmo fazer as compras no mercado sem sair de casa e mais uma infinidade de outros serviços e facilidades, dependemos cada vez mais da tecnologia, e temos acesso, tempo e variedade por causa dela.

E estas mudanças ocorrem também no mundo dos negócios. Possuímos agora acesso a uma infinidade de softwares e serviços digitais aceleram e expandem as oportunidades no ambiente de trabalho, para captar mais clientes, para expandir a marca da empresa ou do produto, para a gestão das finanças e processos e por aí vai.

A Transformação Digital em si é um assunto extremamente amplo e que possui diferentes aspectos a serem levados em consideração para cada área, porém algo permanece claro em todos os pontos desta transformação: a mudança é necessária para qualquer empresa, grande ou pequena, e indiferente do segmento.

Pode ser uma verdade dura para algumas empresas e alguns líderes, mas quanto maior a resistência, e quanto mais tempo levar para aderir a este novo normal, mais difícil será recuperar seu espaço no mercado, e quem se negar a seguir este caminho não ficará para trás, mas simplesmente deixará de existir.

A boa notícia é que a mudança não precisa ser um processo assustador, caro e nem imediato. Como dito acima, a transformação digital vem para cada empresa de uma forma diferente, e deverá ser moldada às necessidades de cada uma conforme for possível, e sempre com prudência, observando o que deverá ser mudado e o que pode ser melhorado.

Mas o que esta transformação significa para o setor do RH?

Qual o papel do RH na Transformação Digital?

A transformação é impulsionada acima de tudo pela necessidade de evoluir os processos e acompanhar as necessidades e mudanças do mercado.

No momento em que vivemos, as empresas precisam se preocupar não apenas com a eficiência, mas com a experiência do cliente, dos funcionários e dos candidatos.

A forma como nos comunicamos é mais importante do que nunca, e a competição por um bom atendimento que seja rápido e atencioso é tão importante quando o produto ou o serviço prestado.

Não param de crescer o número de aplicações que facilitam os setores do RH, desde softwares que nos ajudam a administrar folha de pagamento e de ponto, plataformas de recrutamento digital e até mesmo testes que analisam constantemente o clima organizacional e outros índices importantes, precisamos apenas identificar os mais necessários para implementação em para cada cada empresa, e com certeza podemos encontrar um que nos ajude nesta identificação.

Porém a Transformação Digital vai além da implementação de tecnologia. Todos estas plataformas e sistemas são uma grande ajuda para pouparmos tempo e trabalho desnecessário, permitindo que nossa atenção se volte aos pontos mais essenciais da empresa, mas existe algo ainda mais necessário se quisermos que a transformação ocorra de verdade.

Com toda mudança encontramos, em algum ponto, algum tipo de resistência, geralmente causada pela desconfiança ou dificuldade com a alteração dos sistemas, e aí se encontra a grande importância do RH, pois para que o Digital seja efetivo, é preciso primeiro compreender e moldar os processos conforme as necessidades humanas.

Como o RH pode ajudar nesta mudança?

A primeira coisa a considerar é que não se pode transformar e automatizar todos os processos de uma vez, é necessário ponderar quais são as maiores necessidades neste momento, e atuar nestas mudanças de forma cautelosa, sempre analisando e coletando dados de acertos, falhas e oportunidades.

É dever do RH adotar um plano de comunicação claro e direto com todos os setores que estiverem neste momento de transição, e acompanhar de perto tudo o que precisa ser melhorado, e ajudar os líderes destes setores a ditarem o passo desta transformação conforme as limitações de seus funcionários.

O processo não é imediato, e certamente passará por diferentes planos de implementação, afinal como dito acima, cada empresa possui suas necessidades e sua própria personalidade, mas são mudanças necessárias que serão de grande valor no médio e longo prazo.

Vamos nos aprofundar mais nos aspectos da Transformação Digital pela ótica do RH nos próximos posts, então não deixe de se cadastrar em nossa Newsletter para receber nossas atualizações.

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